terça-feira, 14 de outubro de 2025

Nossa flora: Limão Siciliano

    Limão Siciliano

O limão siciliano é uma fruta da família Rutácea, é um fruto ácido e de origem do Sudeste Asiático, usada na maioria das vezes na culinária, onde é usado em doces, salgados, sucos, etc. Esse limão tem na maioria das vezes um gosto não tão azedo quantos os outros limões, tendo um gosto mais suave do que normal. Ele é rico em vitaminas (especialmente C) e minerais, possibilitando ainda mais a sua utilização em culinárias.

O limão siciliano é uma fruta cítrica oval, com casca grossa e amarela, rica em vitamina C, potássio, magnésio e outros nutrientes, que fortalece o sistema imunológico, auxilia na digestão, previne cálculos renais e pode combater doenças cardiovasculares. Considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo, é amplamente usado na culinária, tanto em pratos doces quanto salgados, além de sucos, chás e sobremesas. E utilizado também para a produção de óleos essenciais e cosméticos.

Prefere climas amenos e solos ricos em nutrientes e com boa drenagem.Necessita de sol pleno, de 6 a 8 horas por dia, preferencialmente o sol da manhã. O solo deve ser mantido úmido, mas sem encharcar. A poda anual é recomendada para eliminar galhos doentes ou secos e para ajudar na formação da planta.Pode ser cultivado em vasos ou diretamente no solo.Em vasos, é importante garantir uma boa camada de drenagem.

Curiosidade: acredita-se que a limonada como a conhecemos hoje foi criada pelos franceses no século XVII. Cristóvão Colombo levou limões sicilianos para as Américas em sua segunda viagem ao Novo Mundo em 1493.

Fonte: Google IA.

Por Yuri de Araújo, 809.
    Plantio de limão siciliano em julho de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário