quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Nossa Flora: Araçá Vermelhinho

imagem do google

  araçá-rosa 

  Psidium cattleianum

A araçá-vermelho é uma fruta redonda, de casca avermelhada quando madura, macia, com cerca de 4 cm de diâmetro e com peso frequentemente menor que 20g. Sua polpa é firme e suculenta, e apresenta sabor ácido e adocicado, uma fruta de sabor muito equilibrado.

É possível encontrar flores entre junho e dezembro, com frutos amadurecendo entre setembro e março, sendo muito procurados por pássaros. As sementes tem alta viabilidade, mas o desenvolvimento da planta é lento.

O araçazeiro é uma árvore que mede entre 3 e 6m, com copa irregular rala e troco tortuoso de casca lisa e descamante em placas finas e irregulares, típica da família a qual pertence (Myrtaceae), presente na Mata Atlântica.

Foi muito cultivada em pomares, mas com o desmatamento e a mudança de hábitos nas cidades, com as pessoas vivendo em locais cada vez menores, sem quintais, contribuiu bastante para sua escassez.

Usos gastronômicos:

Os frutos são consumidos in natura e na forma de suco, geleias e sorvetes.

Fonte: https://slowfoodbrasil.org.br/arca_do_gosto/araca-vermelho/

Feito por: Maria Eduarda Santoro T: 903.

terça-feira, 19 de agosto de 2025

Nossa Flora: Araçá Boi

Imagem do google
 Nome Popular: Araçá-boi

Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical

Ciclo de Vida: Perene

Altura: 2.4 a 3.0 metros3.0 a 3.6 metros3.6 a 4.7 metros

Família: Myrtaceae


O araçá-boi (Eugenia stipitata) é uma planta arbustiva, nativa da região amazônica, ainda pouco conhecida no Brasil e no mundo, mas de frutos saborosos e alta produtividade. Da mesma família da jabuticaba e da pitanga, o araçá-boi é bastante ramificado e frondoso. 

 Após a polinização se formam os frutos, que são do tipo baga, globosos, de tamanho grande, suculentos, perfumados e ácidos, de casca fina e amarela quando madura. Cada fruto pode pesar de 200 a 400 gramas e conter de 4 a 12 sementes.

Os frutos do araçá-boi tem um aroma delicioso e são macios, com uma rica polpa. No entanto, devido à elevada acidez da fruta, não é muito consumido in natura. Apesar disso, rende deliciosas vitaminas e sucos, preparados com água, leite ou iogurte e é muito visado para a confecção de geleias, compotas, sorvetes, mousses, picolés e sobremesas em geral. Por ser muito perecível, é difícil transportar ou armazenar o fruto fresco. Assim, torna-se uma raridade em pontos de venda. Já a polpa congelada é produto muito mais fácil de encontrar e um produto de exportação crescente.

Fonte: https://www.jardineiro.net/plantas/araca-boi-eugenia-stipitata.html

Feito por: Maria Eduarda Santoro T: 903.


terça-feira, 5 de agosto de 2025

Nossa Flora: Cabeludinha

 Nome científico: Myrciaria glazioviana (Myrtaceae).

Arbusto de 2m à 4m de altura com copa frondosa e compacta. Folhas verdes, coriáceas, com 6 á 11cm de cumprimento. Flores brancas, frutos amarelados, redondos e felpudos.

Aspectos Ecológicos: As condições favoráveis ao bom desenvolvimento e frutificação são: clima ameno a quente, solos férteis ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante o ano. A propagação é feita por sementes e por enxertia. O florescimento ocorre no período de maio a junho. 

    É uma espécie frutífera e por isso atrai grande quantidade de animais, sendo muito útil na recuperação de áreas degradadas. Além disso, por ser uma planta de bela arquitetura, pode ser usada nos trabalhos de paisagismo de praças e jardins.

*estamos usando essa e outras plantas para revitalizar a fauna e flora do colégio, sendo essa fauna com plantas nativas de nossa região*

Fonte: https://share.google/n2eqTqgSFxM9e8q5X

Feito por: Maria Eduarda Santoro, Turma 903.